terça-feira, julho 01, 2008

XI Concurso Luso-Poemas - Vinho Quente


Apresento-vos o poema "Vinho Quente", com que venci (sim, sim, não sei como, mas venci mesmo) o XI Concurso Luso-Poemas, sob o tema “O Vinho”!


Vinho Quente


Escorregas em mim quente,

Doce.

Adivinho-te pelo odor puro,

Frutado.

E apeteces-me…

Tua cor de sangue desperta-me o desejo

De te ter assim meu, nosso…

Ardente,

Quente!

Não te bebo,

Saboreio-te na lucidez da noite,

Brindo à lua que se despe devagar,

Pálida, invejosa.

Mas és só meu e escorregas em mim…

Quente,

Ardente…


Vera Sousa Silva

33 comentários:

vieira calado disse...

A poesia é assim: fica sempre um certo mistério a pairar...
Boa noite.
Bjs

vieira calado disse...

Agora me dei conta de que ganhou um concurso.
Parabéns!

Anónimo disse...

desculpa lá, mas é um bocadinho foleiro.

Anónimo disse...

Vitória justa. A votação não engana.
Parabéns pelo feito.
Sobre o poema, para mim, é muito lindo mas, é apenas a minha opinião e o meu gosto (meu e dos que votaram nele...)
Beijos

Delfim Peixoto disse...

Parabéns!
jnh

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Os meus parabéns!!!


Adorei...até me apeteceu um copito;)

Hoje fazemos o 1º aniversário do blog!

beijocas

Rita Carrapato e Fatima Sarnadas disse...

Já tinha saboreado este belo poema no blogue do Paulo Afonso. Voltei a saboreá-lo aqui e mantém-se o sabor da primeira prova.
Parabéns.

Obrigada pela visita ao nosso blogue e pelas palavras confortantes que nos deixou.
Amar as palavras e os livros, sobretudo, a poesia ( que me assustava na minha prática pedagógica)foi um desafio muito doce e inquietante. Venci receios e muitos dos meus meninos já escrevem a "sua poesia" com muita ternura e muita vontade.
Devo-o em parte à vinda de um escritor à minha sala (de quem nos tornámos amigos) e não tão intensamente, mas de forma muito bonita e motivadora,à vinda de Paulo Afonso.

Fazem falta nas nossas escolas poetas, escritores ou apenas amigos das palavras e dos livros, pelos alunos, pelos professores e pelo respeito que os livros nos merecem.

Obrigada mais uma vez e se me permitir virei aqui algumas vezes em visita.

Rita

Pedra Filosofal disse...

Um excelente poema que mereceu o lugar de destaque que lhe foi dado!

☆Fanny☆ disse...

Parabéns Vera por esse vinho quente que virou poesia!

Deslumbrante! Bem merecido!

O meu blog está com uns problemas, tive de alterar o endereço, pois houve um momento em que tive necessidade de o tirar do ar. Quando voltei para o colocar novamente, já alguém o tinha levado. Por isso o novo endereço é: http://simplesmentemurmuriosdealma.blogspot.com
Já falei com a nova "propríetária", no sentido de ela mo devolver, mas ainda não me respondeu.
Seria bom que ela aceitasse, pois há amigos de muitos anos que têm o meu blog linkado.
Espero que se resolva, até lá fica este endereço, possivelmente temporário.

Um beijinho*

Fanny

João Videira Santos disse...

Vera, Verinha, é um bom poema.Parabéns! Um poema que, devido à temática, alguém que conhecemos devia aproveitar. Quase sugeriria como...Beijo e, de novo, parabéns!

Manuel Veiga disse...

enibriante. tal vinho. quente...

Daniel Aladiah disse...

Querida Vera
Não li os outros poemas concorrentes, mas o teu tem qualidade para ser um vencedor. Parabéns!
Um beijo
Daniel

mundo azul disse...

Vera...Venceu por que o poema é ótimo! Na forma e no conteúdo...
Para mim, um bom poema é aquele que nos faz compartilhar a emoção com o poeta...E você com seus versos conseguiu isso!
Já havia lido lá no Luso...
Beijos de luz e um domingo muito feliz, amiga!

Anónimo disse...

Com tão inebriantes versos, de acender e aquecer, não me admira que você tenha sido a vencedora.
Meus parabéns e minhas reverências por esta beleza!

beijos

OUTONO disse...

Já conhecia o poema, fiquei a conhecer a autora.

Parabéns.

E nada de desistir.

Beijinho.

Duarte disse...

Parabéns!!!
Quando o esforço tem a merecida e justa compensação é o momento de fazer que brotem as emoções.
Não sou assíduo no beber vinho, mas nas poucas vezes que o faço noto isso que expões. Tu, boa transmissora de sensações, soubeste plasmar docemente um sentir.
Muito bonito, prémio justo.
Beijos

Menina do Rio disse...

Uma vitória merecida, pois o poema é deliciosamente divino, como um vinho soberbo e encorpado

Parabéns querida

Um beijo

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
Um poema interessante, onde o vinho serviu de metáfora.
Fica bem.
E a felicidade juntinho de ti.
Manuel

Mário Margaride disse...

Olá, Vera!

Este poema está muito interessante!

Não há nada como este precioso néctar, para nos animar...

Beijinhos

Mário

PS: dá uma saltada a este blog, que é de uma amiga minha, com a qual estou de parceria.
Vais gostar

http://neninadosgatos.blogspot.com/

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vera, muitos parabéns pelo prémio, bem o mereces-te pois o poema é lindo... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

© Piedade Araújo Sol (Pity) disse...

este poema e como toda a poesia poderá ler-se nas entrelinhas e imaginar um mundo de fantasias, sentires, realidades e um sem numero de palavras remexidas e misteriosas.

parabéns pelo prémio.

acho que mereces.

beij

O Profeta disse...

Hoje o céu desceu em beijo à terra
Hoje acordei com os sinos a tanger
Um manto de cristal e fino orvalho
Ajudou mais uma flor a nascer

Cada gota prende um suspiro
Descem do celeste em doces canções
A terra prende-me o sonho
Em manto de contradições


Boa semana


Mágico beijo

Juani disse...

Felicidades por tu premio, muy suave y con cuerpo tu poema como el vino
saluditos

Pena disse...

Linda Amiga:
Parabéns!
A linda pessoa que é reflecte-se na sensibilidade imensa que me comove e sensibiliza.
Hoje, agradeci a todas as pessoas num lacrimejar initerrupto e imparável.
MUITO OBRIGADO pela amabilidade e pelo Ser Humano fascinante que é.
Sem mais.
Bj agradecidos

pena
MUITO OBRIGADO por ser assim!

Anónimo disse...

Parabéns pelo prémio.

Nós e os alunos sentimo-nos honrados pelo destaque que deu ao nosso blog.
É um incentivo que nos motiva a continuar!
Obrigada e espero que nos visite sempre.

Fátima Sarnadas

Maria disse...

Não sabes como venceste?
É lindo... vinho quente, quentão...
Parabéns, Vera

Beijinhos

Anónimo disse...

Querida,

Parabéns pelo prêmio, o poema é lindo!!!!

Você mereceu SIM!!!!

Beijosssss

Nilson Barcelli disse...

Adivinhei há muito que irias escrever assim.
E o prémio é o corolário da tua criatividade poética, sempre a crescer.
Parabéns, não vi os outros, mas o teu era o melhor, por certo.

Bfs, beijinhos.

Anónimo disse...

com o vinho até se brinca
e conseguiste ganhar
vamos fazer um brinde
isto só para recordares
um beijinho n.s para a melga
da brxxxxx

Anónimo disse...

com o vinho até se brinca
e conseguiste ganhar
vamos fazer um brinde
isto só para recordares
um beijinho n.s para a melga
da brxxxxx

Anónimo disse...

olá ! de facto um lindo poema que mereceu ser de facto o vencedor parabéns :)
Desculpa nao ter passado ha mais tempo,mas tenho tado de ferias
se te apetecer passa por cá e te desejo um bom fim de semana
bjo,carla granja

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vera, votos de um bom Domingo... Beijinhos de carinho,
Fernandinha

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Vera, votos de um bom Domingo... Beijinhos de carinho,
Fernandinha