sexta-feira, dezembro 03, 2010

Dia 11 em Lisboa, dois amigos, dois livros



O autor Emanuel Lomelino e a Temas Originais têm o prazer de o(a) convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro "Aprendiz de Poeta", a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 11 de Dezembro pelas 16.00.


Obra e autor serão apresentados pelo poeta Xavier Zarco.


EMANUEL Jesus Silva Freitas LOMELINO nasceu a 29 de Janeiro de 1972 numa casa em Camarate que já não existe por culpa do progresso. É o mais velho de três filhos de uma relação entre um alfacinha e uma minhota que acabou tragicamente há 30 anos. A paixão pela poesia ninguém sabe quando nasceu nem porquê mas com os anos ela foi ganhando espaço até se tornar no que é hoje; uma parte importante da sua vida. Durante muitos anos, os poemas que escrevia ficaram escondidos dos olhares alheios tendo-se perdido uma fatia substancial da produção poética. Com a aquisição do computador, há pouco mais de três anos, por influência do amigo de infância, Paulo Santos (Tarota), começou a guardar os seus escritos mais antigos e a produzir com muito mais frequência. Em 2008, depois de criar um blogue sobre literatura e tomar conhecimento das potencialidades da internet, decidiu começar a divulgar a sua poesia na blogosfera e as reacções recebidas deram-lhe a motivação necessária para prosseguir esta sua viagem pelo mundo da poesia. Amador do Verso, o seu primeiro livro é apenas mais um degrau nesta escalada.





A autora, Manuela Fonseca, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Poesia sem remetente a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 19:00. 

Obra e autora serão apresentados pelo poeta António MR Martins.

Maria Manuela Félix da Fonseca dos Santos Amaral nasceu a 6 de Março de 1956, em Moscavide. Andou na escola até à frequência do 9º ano, que nunca chegou a terminar, pelas vicissitudes da vida. Começou a despontar para a escrita na adolescência. Mais tarde, em 1986, redigiu o seu 1º poema: "O Meu Alento". Paralelamente, escreveu Histórias Infantis e alguns Textos Humorísticos. De 1988 a 1990, muitos dos seus trabalhos (poesia, prosa e outros textos) foram publicados nos jornais "Correio da Manhã" e "Diário de Notícias". Em 1991, num concurso realizado pela Rádio Comercial, num programa da Filomena Crespo, ganhou o 1º prémio com o texto "2012 – Ano do Tédio ". Foi animadora de uma rádio local, decorria o ano 1992, em dois programas: um de informação e outro virado para a poesia e música portuguesa. Fez um curso livre de Literatura Portuguesa, durante três meses, no ano 1993. Participou em Jogos Florais “Literatura Oral e Conto”, integrados no programa Leitura & Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, onde obteve um diploma de participação. Em Novembro de 2006, realizou um evento cultural de Música, Poesia e Dança, ao qual deu o nome - “No Limiar das Palavras” – uma das suas poesias. Em 13 de Junho de 2007, teve conhecimento do site “Luso Poemas” pela mão da amiga e poetisa Conceição Bernardino. Actualmente, escreve no seu blogue: http://ensaios-poéticos.blogspot.com. E em Setembro de 2007, publicou o seu primeiro e único livro de poesia: “No Limiar das Palavras”.

“Brinco com as letras, nos momentos em que saio de mim, e, volto um pouco mais tarde, para te mostrar onde fui. Depois, sento-me na poltrona do Tempo e, cheia de paciência, ponho-me a olhar... “


Enviar um comentário