terça-feira, março 27, 2007

Adeus Poesia


Já não me sinto capaz de escrever poesia…
A escuridão tomou conta do meu corpo,
Falta-me a inspiração, a dor, a alegria,
Só as lágrimas não me fazem um ser morto.

Tanto me alegravam os poemas que escrevia,
Que me saíam da minha alma, do meu coração…
Era tudo como uma doce magia,
Engano meu, triste desilusão.

Digo adeus com o peito a sangrar
Pois morreu o dom que eu pensava ter.
Despeço-me hoje, já farta de chorar,
Agora as palavras são apenas para ler.

59 comentários:

Um Poema disse...

"Já não me sinto capaz de escrever poesia..."
Este é o dilema do poeta. De todos os poetas. Porque a poesia não se escreve, sente-se. E cada vez que o sentimento surge o poeta conclui que, afinal, continua a ser capaz de escrever o que sente. E isso é poesia.

Um abraço

Anónimo disse...

Não minha flor, a poesia não morre nem sai de nossos corações, a inspiração está adormecida basta querer acordá-la...
linda semana querida
beijosssssssssss

Maria disse...

Não acredito que já não te sintas capaz de escrever poesia...
... porque tu sentes a poesia, respiras a poesia, és poesia...

Beijos

Verdana disse...

Já sabemos que as palavras nunca serão suficientes.
“Às vezes desistimos
ainda antes de começar. E depois…
depois admiramo-nos
como é que os outros fazem
aquilo que não conseguimos”
Pois....parabéns pelo blogs!!!!!!!!
Grata pela visita!

Abraços.

Constantinne.

o alquimista disse...

Mau...mau...mau, então querida o que se passa? É claro que sabes esdrever poesia...a tua poesia é linda, é apenas um momente de desfalecimento...


Doce beijo

Pierrot disse...

Como tenho a certeza de sofreres de uma maleita temporária, que em breve se dissipará como as nuvens num dia de primaVERA, deixo-te um beijo de animo e fico à espera pelas tuas novas ;-)
Vá lá
Bjos daqui
Eugénio

O Profeta disse...

Nasci do sublime amor de um Deus e o azul do arco-íris, navego em um mar de luz, transformo cor em amor, sou aquele que te dirá onde pára o eco da palavra…

Profético beijo

Daniele disse...

Minha querida amiga e poetisa Vera,

Esse é um ciclo profundamente doloroso, que você poeticamente colocou, pelo qual todos passamos.

Mas a sempre o amanhã, permeado de inspiração e, para alguém com tamanha sensibilidade feito tu, jamair irá faltar!

Beijos na alma,
da amiga e fã,
Dani.

Ps: Obrigada por ser uma presença essencíal no meu espaço, você sempre é um incentivo, uma amiga valiosa por demais. Entendo perfeitamente o problema do micro minha amiga querida.

Enfim... disse...

a falta de inspiração é um estad de espiito.Bjs

Páginas Soltas disse...

Creio que seja uma simples paragem...e regresserá em força!

Não desanime minha querida... é perfeitamente normal... o que lhe está a acontecer...

Um dia..que deve ser muito breve...aí a teremos com toda a força!

Beijos do coração

Maria

Farinho disse...

Ho amiga,
A poesia não morre, apenas fica estagnada por um tempo, mas quando menos esperares ela volta, eu sei do que falo, comecei a escrever poesia desde muito cedo e durante muitos anos não consegui escrever nada e dapois de um dia para o outo as palavras começaram a fluir. Não nos deixes sem as tuas belas palavras que nos encantam.
Ultimamente quase todos os blogs amigos que visito se despedem, deve de ser um virus que anda por aí. lolol


Beijoquinhas doces e não te esqueças desta amiga que apesar de não te conhecer pessoalmente, adora-te.

Anónimo disse...

Escrever poesia é um dom q nasce com as pessoas, logo só morre com elas...
Será uma fase menos produtiva, talvez, mas ñ acredito que tenhas perdido essa capacidade de escrever as coisas lindas que escrevias.
Esse momento passará, vais ver...
Bjokas mt gandes
Madalena

Jorge Bicho disse...

estou á espera de maise mais poemas, e lembra-te Vera, há sempre um poema no coração de cada um. O teu chama-se Vera...

Cris disse...

Amanhã as palavras voltarão a ser palavras! e não sejas mentirosa!

Este texto está lindo!

Beijinho
Cris

Plum disse...

Não acredito!Basta sentir a beleza das tuas palavras...até das mais tristes!
A ispiração e a vontade por vezes tendem a afastar-se...mas não digas adeus...diz até breve!Abraços!*

Vanda Paz disse...

A inspiração anda por aí... este poema é a prova disso... a poesia és tu...
Beijo grande
Tália

Delfim Peixoto disse...

NEM PENSES EM FUGIR.....
OK, O TEU MARIDÃO QUE PERDOE, MAS TU ÉS UMA MUSA PARA OS POETAS ( MODESTIA APARTE)
FICA, NÃO VÁS!!!
JNHS DOCES

[[cleo]] disse...

Olá Vera!

Quem tem um dom como tu, não o perde assim!
É apenas uma fase que depressa irá passar, acredita.
Escreves poemas lindíssimos que irás continuar a escrever e que eu irei continuar a ler!

Um beijinho soprado

Até já;)

Padre Vítor Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Padre Vítor Magalhães disse...

DESCULPA, NÃO CHORES!!!OU, MELHOR CHORA QUE FAZ BEM! O POEMA ESTÁ MUITO BONITO,...CONTINUA!

Cris disse...

Não vais deixar de escrever aqui, pois não?

Bj
Cris

PoesiaMGD disse...

Voltarão a ser escritas, para nosso gáudio! Um beijo

Mário Margaride disse...

Tu és poesia minha amiga.
Respiras poesia, por cada poro do teu corpo. nos invades de emoção, em cada palavra que escreves, em cada compasso que fazes.
Então isto o que é? Se não poesia.

Continua minha amiga, a presentear-nos com as tuas palavras.

Beijinhos

Arauto da Ria disse...

Querida Vera,
não posso acreditar no que dizes no teu lindo poema.
Tu transpiras poesia.
Tu alem de uma excelente poetisa és uma mulher fabulosa.
Amanhã vou falar mais desta possivel decisão.
Preciso de ajuda no dia 2 de Abril e se fosse com um poema ficaria deliciado, não só por mim.
Vai ao meu canto e entenderás.
Um beijo do amigo

Marta Vinhais disse...

Às vezes, também penso que não sou capaz de escrever......
Mas, depois, basta uma pequena palavra que faz com que eu começe a dançar com ela e a soltar o meu coração.
Vais ver que te vai acontecer o mesmo.
Obrigada pela visita ao Marcos e Eu.
Beijos e abraços
Marta

Farinho disse...

Passando para desejar um dia feliz,recheado de coisas boas.





Beijocas

Alexandre disse...

Bom,cheguei a assustar-me, espero que seja só mesmo um poema - faz-me lembrar aquele do Bocage - «Já Bocage não sou...», mas de certeza que não tem nada a ver.

Às vezes a imaginação anda arredia: agora encomendaram-me a letra das marchas de S.Pedro aqui no Seixal, comecei com muita força mas depois bloqueei...

Beijinhos!!!!

Leticia Gabian disse...

Vera,
É só uma fase que tem o tempo certo pra passar. Paciência, querida. Logo a inspiração bate à tua porta a lhe trazer os sentimentos e as palavras.

Beijinhos

João Cordeiro disse...

Não acredito no que ai colocaste.
A tua poesia dexa-me sempre sem respiração.


Beijo sonhador

Embryotic SouL disse...

OLá Vera!
Faremos um acordo que consiste no seguinte:

As palavras que um dia nos decidiste dizer,
de forma triste os teus amigos as leram,
mas tais palavras não convenceram,
por isso, embora Vera e toca a escrever!

Espero tenhas gostado...rsrs.
Beijo Sentido

sagher disse...

nunca se secam as palavras
nos rios de peito dos poetas
é nesses rios que tu lavras
palavras simples, simples e secas

Olga disse...

Imagine-se se te sentisses capaz de escrever poesia!!!
Às vezes também me sinto assim.Eu escrevo melhor se sentir: seja dor ou felicidade!Tenho momentos que me sinto "múmia" e não consigo escrever!
Gostei de ler as tuas palavras.
Bjs e obrigada pela visita ao meu cantinho.

cacharel disse...

Verinha... Verinha...

Que desanimo é este????

O 1º de Abril (dia das petas) ainda é no Domingo querida... ;)

A poesia que tu escreves amanhece no teu coração, na tua mente. E de surpresa. NUNCA morre. Em ti NÃO!

Beijo e bom fim de semana (com muita poesia...)*

DairHilail disse...

não pense sisso, cada dia é um dia, vais ver que ainda vais escrever muiats poesias, eu tenho a certeza.
fica bem!

Ricardo Rayol disse...

Dizia o seresteiro, "É doce morrer no mar". Completo dizendo que é docemente amargo morrer nas palavras. Espero que seja apenas um instante de insana lucidez :-)

diabinho disse...

Não acredito que a mulher qua acabou de editar um livro, diga uma barbaridade destas...

Beijinhos

Maria disse...

Passei para te deixar um
Beijo Grande!

Anónimo disse...

Amiga Vera, tem lá calma! A poesia não é para se escrever e criar todos os dias. A poesia não é como cozinhar todos os dias. Poesia é algo de sublime, precisa de ser sentida, precisa de ser gostada quando a criámos! E, olha, para além da poesia, quando gostamos de escrever temas, assuntos e motivos não faltam! Há a prosa, há os pequenos contos, há a crítica social e outras, há um monte de coisas para escrever, acredita em mim. E sem dares por ela um dia estás a escrever poesia novamente, a inspiração e os estímulos tão depressa desaparecem como aparecem! Portanto nada de desânimos, espero continuar a ler-te por muito e muito tempo! Beijinhos

Farinho disse...

Amiga, passa lá pelo meu cantinho, foste desafiada.


Beijocas

Anónimo disse...

Olá amiga Além Mar.

Como já te falei, está lindo o poema, mas é só inspiração, não?

bjs.

Raquel Branco (Putty Cat) disse...

Olá vera!

como sempre poemas deliciosos.
parabéns pelo projecto do Livro. Desejo-te "buona fortuna" para ele e tudo de bom para ti.

retribuo-te a visita, embora dê sempre uma saltada por cá, mesmo que não comente.

Beijos retribuídos.

ps: tenho o prazer de te linkar no meu blog.

Vívian Oliveira disse...

Não linda, sei que ela não morreu em ti apenas dorme esperando o teu acordar...

Também estou assim e sei que vai passar, acredite, sinta, pense...

Logo logo te virá a inspiração...

vou mandar-te um e-mail, sabe estas sendo a minha alavanca para acreditar no meu sonho de escrever um livro.. por isso não pare!

Abraço!

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
O oposto do oposto. Um dizer adeus, sem dizer, um beijar sem beijar, um ir por ali, sem ir.
Fica bem.
Felicidades.
Um beijinho para ti.
Manuel

Cris disse...

Aqui fica um beijinho de bom fim de semana.

Cris

Fúria das Águas disse...

MInha querida, acho que os poetas escrevem melhor, quando pensam que não. Eta poesia foi escrita com teu coração.
Um beijo
Furia
Fica bem tá

João Filipe Ferreira disse...

ps: tou com projecto em mente..fazer um livrinho com poemas de 10 pessoas....
e depois tentaria uma editora...como elas pedem na maioria 200 livros garantidos...estava pensar na corposeditora..que apenas pede 40 livros ,mas tb n paga direitos na 1 edição, só a partir da segunda...
o livro seria apenas por prazer e quem sabe o inicio de outras aventuras..como tal seriam poemas em que os auotres n esperassem lucros, ou grandes dividendos..seria prazer mm..e o seu nome num livrinho fisico.
como a corpos exige 40 vendas garantidas...40/10= 4 livros... ou seja cada um teria q garantir apenas 4 livros..no entanto posso tentar mais um ou outro autor e assim os custos sao mm 0..
como tal convido-te, pois adoro o que escreves..se estiveres interessada:)
podes responder por mail joaoferreira1@gmail.com ou joaofferreira@hotmail.com :)
é apenas um projecto e uma ideia bonita:)

JPAnunciação disse...

Não vou levar a sério a decisão de abandono contida neste poema, mas acreditar que estou perante um acto poético, de particular inspiração.
Não devemos renegar a natureza poética da alma, mas sim agradecer e difundir esse dom.
Um beijo

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu doce anjo,

Vim aqui para te agradecer as doces e suaves palavras sopradas de teu coração, de tua alma para mim, mas cheguei aqui e vejo que te encontras triste, triste por não conseguires mais escrever poesia, mas meu anjo, minha amiga, esta, é uma fase, uma fase que passará, tenho a certeza, pois coração como teu com tamanha alma jamais deixará de ter sempre aquele dom, o dom que Deus te deu, acredita, esta fase passará e tua inspiração voltará em força, e brotarão como flores na primavera.
Que Deus te abençoe.
E mais uma vez o meu eterno obrigado pelas tuas lindas palavras, por lá, no horizonte.
Desejos de bom fim de semana e uma semana cheia de luz em teu coração.
Bjokas mil e xi - corações.

P.S. Feliz Páscoa

Alvaro Gonçalves Correia de Lemos disse...

Oi meu doce anjo,

Aqui estou novamente, mas desta, apenas para te dizer que fui correndo em direcção ao horizonte ... onde abri um caminho para o teu lugar, este lugar maravilhoso.
Mais bjokas e xi - corações deste amigo, que apesar de estar como está te ofereço meu ombro amigo e te estende os braços para te abraçar.

Angela disse...

Alma minha, há umas semanas atrás escrevi um poema muito parecido com o teu. De facto, já tive essa experiência de não conseguir escrever absolutamente nada e esse vazio fez-me sofrer imenso. Mas felizmente tudo voltou à normalidade, ou seja, lá vou conseguindo extrair de mim algumas palavras...

Um grande beijinho para ti que foste, és e serás sempre a minha musa! :-)

Isa e Luis disse...

Olá minha querida,

Por vezes estamos com duvidas, mas elas passam, pois não podemos viver sem poesia.

Um optimo fim de semana repleto de sorrisos

Beijos

Isa

Vladimir disse...

a poesia está sempre conosco, é só esperar pelo momento certo...Como era sábado, o Vladimir inspirou-se e decidiu dar forma ao pensamento.

inspiração disse...

uma pessoa que escreve como a Vera nunca há-de perder o dom de escrever poesia,apenas está um pouco desencorajada mas todos temos altos e baixos, mas tudo se há-de compor...n desanime minha amiga, acredite em si, pois é uma pessoa especial.


um abraço

cacharel disse...

So passei para te desejar uma excelente semana e dizer que tenho saudades da tua poesia... ;)

Beijo perfumado*

Anónimo disse...

Bom,

Poesias, alegres ou triste, tem todas sua beleza.
Espero tua internet volte o mais rápido possivel.
Os comments estão se acumulando.

bjs.

Maria disse...

Então Vera?
Eu tenho a certeza de que és capaz...
Tira uns dias, vai ver o sol, vai ver o mar... sei lá, mas escreve, continua a escrever, para nós...

Um beijo

Cris disse...

então Vera???? não há mais coisas bonitas para se ler???

beijinho

Anónimo disse...

Querida Vera,
Estive nos Mundos Incas ... ou Mayas, ou ambos. Sem tempo de net necessário a ler-vos a todos ... Optei por ir postando. Vim!
Já havia lido este teu post...
Minha querida, a poesia é algo que, como tão bem sabes, fermenta em nós... tem um tempo de maturação ... às vezes dá-nos tréguas e outras torna-se numa "labareda" ... por isso, amiga, deixa que fermente que venha e vá ... tudo tem o seu próprio tempo. Não desalentes. Esta que aqui te escreve, negou-se a ela durante anos.
Negou-se e negou-a dentro de si.
Um dia (já contei isto a várias pessoas, triturei dois anos de escrita numa máquina de cortar papel... não queria ...).

Mas um dia, Vera, ela voltou, não intermitente como outrora, mas compulsiva.

Tomou conta de mim e hoje em dia, "usa-me" como tela permanente. Não sei se o que escrevo terá futuro, sei que é na verdade uma espécie de grito... em certos momentos chego a duvidar que acabei de escrever certas coisas...
A poesia é hoje a minha dona e senhora. É hoje a minha Vida ... ou grande parte dela.
Tenho lá no Luso um Poema "Poesia-Vida" que fala desta tomada territorial ...
**
Amiga, um abraço muito terno e fraterno. Até já! (lá no Luso, quem sabe...)

Maria disse...

Todos passamos por esse momento de retiro, para depois voltar em força e tu vais voltar melhor que nunca meu anjo.

Beijo enorme

FF