terça-feira, janeiro 09, 2007

Pátria


Ai! Se eu pudesse fazer ouvir a minha voz,
Gritar bem alto o que Portugal sente…
Choraria lágrimas de sangue por todos nós,
Portugueses, tratados como se não fossem gente.

Desemprego, impostos, suborno, corrupção,
São agora o pão nosso de cada dia.
Esmagam-nos a alma e o coração,
Roubam-nos toda a nossa alegria.

Estes homens que governam o país
Ambicionando apenas enriquecer,
Arranjam tachos e ainda se diz
Que tudo fazem para o povo não sofrer.

Quem dera haver um dia um Presidente
Que viesse acabar com todo o nosso mal,
Com justiça levar o país em frente,
Erguendo de novo a bandeira de Portugal!

31 comentários:

Anónimo disse...

Que bem que expressas o desejo de todos nós...
beijinhos
Tália

JPAnunciação disse...

Nada melhor que começar um novo ano erguendo de novo a bandeira de Portugal!
Por agora erguem-se as tuas palavras, neste grito Lusitano que muito gostei de ouvir.
Um Beijo grande
(andei ausente porque estive de férias)

Ricardo Rayol disse...

Espere senatada por que esse tipo de politico infelizmente nao existe... nem Jesus Cristo iria resistir à pressao.

Defensor, o maldito disse...

Saudações
Parece que até nisto Brasil e Portugal são países irmãos: desemprego, corrupção, suborno... infelizmente!
Necessário protestar, gritar, e jamais se calar perante essas injustiças!
Abraços

Defensor, o maldito disse...

Saudações
Parece que até nisto Brasil e Portugal são países irmãos: desemprego, corrupção, suborno... infelizmente!
Necessário protestar, gritar, e jamais se calar perante essas injustiças!
Abraços

Cadinho RoCo disse...

É triste sermos forçados a testemunhar a insensibilidade de pessoas que agem para enganar outras, no mais perverso sentido da palavra.
http://cadinhoroco.blogspot.com/

Mina disse...

É verdade, o país está de rastos. Gostei de ler, é uma forma bem fiel de falar do que se passa por cá!
Bjs.

Embryotic SouL disse...

Olá Vera!!

Não poderia concordar mais contigo. Os indicadores não são muito animadores, uma desgraça, mérito do estado miserável em que se encontra este nosso país, para não falar, de alguns dos nossos governantes.

Um Beijo Sentido

Anónimo disse...

Querida
que suas preces sejam ouvidas e atendidas para o bem dessa nação!
Amém às suas palavras!
lindo dia,flor
beijosssssssssssss

Daniele disse...

Minha Amiga e Poetisa Vera,

Primeiro eu quero lhe agradecer do fundo da minha alma, tu é uma mulher que sempre se mostrou aberta a todas as artes, nunca deixou de comparecer a um post meu que fosse sobre música, sobre, pintura, sobre literatura brasileira. És maravilhosa por inúmeras questões que eu ficaria dias elencando mas tem uma preciosidade enorme em não se trancar , vc. está sempre aberta a novas idéias a novos conhecimentos assim como eu minha Amada amiga, pquem eu nutro um carinho sem fim e uma admiração profunda !

Só tu minha amada para jorrar na poesia o Grito pelas injustiças, pelas corrupções que assolam Portugal e que assolam o mundo!

Eu levanto e aplaudo de pé e tenho uma honra enorme em ter a sua amizade. !

Amo-te ( Fraternalmente, Dignamente),
Beijos na sua alma,
Da sempre amiga,
Dani.

Anónimo disse...

Faço minhas as tuas palavras e ainda ñ perdi a esperança de ver a bandeira de Portugal de novo erguida.
Bjokas
Madalena

DE-PROPOSITO disse...

Olá.
Tento compreender a tua maneira de sentir, mas não te esqueças que somos nós que os vamos colocando lá. E tem sido sempre os mesmos, embora mudando são iguais, são a continuidade dos tempos de outrora (podemos barafustar mais alto, e por enquanto não nos invadem as casas). Por isso eu digo, nós temos aquilo que merecemos.
Fica bem.
Um beijinho para ti.
Manuel

Plum disse...

Grande hino!!!!Abraços!*

Maria disse...

É o desejo de todos nós meu anjo, mas infelizmente a coisa não vai lá só com um bom governante. Temos que ser nós tb a contribuir, a lutar e acima de tudo não desistir nem calar ou compactuar com as injustiças e a corrupação.É um dever cívico de cada um de nós denunciar abusos,lutar pelos nossos direitos dignamente, sem matar, pisar ou maltratar seja quem for.

Beijo

FF

ADORO-TE

Saramar disse...

Querida, quem dera que surgissem, no mundo, políticos honestos, estadistas em essência, que se preocupassem com a grandeza dos respectivos países.
Hoje, o que vemos, tanto aí como aqui, são indivíduos venais e desonestos tomando o fruto do trabalho dos cidadãos.
Seu belo e forte poema serve como uma luva para o Brasil.

beijos

Anna D'Castro... disse...

Oi Verinha, saudades de vc. Tenho estado ausente por motivos de trabalho no teatro, mas agora até março estamos de férias e vou ter mais tempo para visitar os amigos. Em primeiro lugar quero desejar que 2007 seja um ano pleno de realizações, saúde e paz.
Depois de ler o teu magnífico poema, que é um grito desesperado, meus olhos se encheram de lágrimas, por saber da situação que aflige todos vós...
Ainda há alguns bons patriotas, como tu, que desejam erguer o nome de Portugal. Parabéns!
Outro dia me insurgi no orkut, numa comunidade sobre Portugal, em que uma portuguesa de nome Ana Paula se dizia revoltada com o governo, mas queria era que os espanhóis tomassem conta do país, pois eles sim é que eram dignos e capazes de levar o país prá frente... A mim sim, é que deu uma revolta imensa, contra essa portuguesa desnaturada, ainda por cima é formada em História, ainda troquei algumas palavras desagradáveis com ela, mas depois achei que não valia a pena, perder tempo com esse tipo de gente, pois ela não se desarmou, se mostrou bastante prepotente e convencida me disse que eu era sonhadora demais por ser poeta e que não estava dentro da realidade...
Fiquei muito feliz por ler o teu poema. Parabéns Verinha!
Meu obrigada pela tua garra, defende sempre assim o nosso país e ensina teus filhos a defendê-lo também.
Mil beijos
Anna

Isabel disse...

Grande Vera, Grande minha amiga.
Grande poema.
Grande grito o teu.

Admiro-te por gritares , te zangares e te desiludires.

É verdade que nós os pomos lá como diz de propósito, nós quer dizer a democracia, porque eu não escolhi estes.

Verdade seja dita que me parecem todos muito semelhantes... cada vez mais perigosamente semelhantes, para nós e para Portugal.

Ainda assim vale a pena gritar.
Vale a pena escrever.
vale a pena indignarmo-nos.

Parabens minha amiga.

Até breve.

Isabel

Anónimo disse...

Todos nós estamos descontentes...
O que eu não acho normal é que quando existem eleições, haertanta taxa de abstençao, quando é a unica altura que pudemos fazer a diferença... a abstençao, ao contrario do que as pessoas dizem no geral,da mais força ainda, quem lá está.

Um beijo.

Anónimo disse...

Obrigado pela visita e pelas palavras simpáticas.
Vim retribuir-te e constatar que tens razão na preocupação (de que deixaste nota na minha página) sobre o registo, a teu favor, dos direitos de autor.
Li vários dos teus poemas. Não vou comentar um a um, naturalmente, mas digo-te que gostei. De uns mais do que doutros, naturalmente.
Terei o maior prazer em esclarecer-te sobre como procederes ao registo dos teus trabalhos. Manda-me o endereço de mail para onde fazê-lo.
Um abraço

[[cleo]] disse...

Olá Vera!!

Mas que bem que soubeste escrever em poesia o estado do nosso país!
Está magnífico e espelha todo o nosso sentir...!
É realmente tudo verdade!!

Beijinhosoprado

Joao Forte @ Blog disse...

Não culpo o gorverno unicamente... a culpa tb é minha e de todos nós, que assistimos de poltrona sem mexer um unico dedo!

Beijocas

PAULO SANTOS disse...

Um beijo rápido e breve querida amiga!
Ainda não regressei pleno!!!
Mas falta pouco!
Foi bom sentir-te!
Tava com saudades de vós!!!!
mil beijos

Paulo

Cris disse...

Faço das tuas, minhas palavras!
Obrigado pelas tuas gentis visitas a Terra.

Um bjo Grande e bom Wk!!

Cris

Anónimo disse...

Seria bom sim...
Se um dia os nossos políticos pensassem em desenvolver a economia do nosso país, em vez de pensarem somente em "desenvolver" a economia do bolso deles...

Anónimo disse...

Olá Vera, para além do meu muito obrigada não só pela presença nas Casinhas de Mel, mas tb pelas palavras muito carinhosas, quero felicitar-te pelo tema deste Post.

Na verdade temos um país que nos envergonha, que escondemos debaixo do tapete ... mas, minha amiga, o país somos todos nós, e se calhar é urgente um olhar mais atento. Não nos podemos desresponsabilizar (nós é que os elegemos)...

Que sejam as nossas palavras motores de arranque. Pois que sejam. Que sejam as nossas vontades sementes de um tempo melhor ... Que sejam.

Vera, foi um prazer estar aqui!
Um abraço imenso e um beijo d(a)e Mel

Plum disse...

Olá Vera!Passei para te desejar um excelente fim de semana!!!Abracinhos!!!*

Anónimo disse...

Passei para desejar óptimo fim-de-semana e apreciar esta interessante página, onde impera a qualidade e bom gosto.

Daniele disse...

Minha tão Amada Amiga E Poetisa Vera,

Tu sempre me deixa profundamente emocionada com a grandeza que há em ti, com a doçura que permeia a sua alma, com a amizade que nutre por mim e sabes bem minha amada que é mais do que recíproco.!

Um dia eu atravessarei o oceano e lhe darei um abraço pleno de fraternidade !

Minha amada vim lhe pedir algo e tu sabes que tem total liberdade para me dizer não, em nada isso irá abalar o amor que nutro, a admiração profunda , o carinho e a amizade que está selada. No seu poema Beijos, há uma imagem que eu amei, se tu me permitir usá-la eu lhe darei os devidos créditos. !

Beijos minha amada,
Amo-te,
Da sempre amiga,
Dani.

Carlos Henriques disse...

Olá Vera

Muito patriotico este poema com o Castelo de GUIMARAES (minha cidade natal) a ilustra-lo.
Adorei

**beijos**

Arauto da Ria disse...

Vera.
que lindo grito de revolta e interventivo..!
Tu espantas-me com a tua qualidade de pessoa e poética.
Um beijo e bfs

Farinho disse...

Muito realista este poema, infelizmente é neste Portugal em que vivemos, eu pertenço agora á lista de desempregados, o que hei-de fazer!!!
Mas tudo se há-de compor.
Tudo bem amiga?
já há alguns dias que não visitava ninguem, peço desculpa pela ausencia.

Beijocas doces.