quinta-feira, novembro 23, 2006

O Menino e a Guerra


Que som é este que te acorda
Desse teu tranquilo dormir?
Menino que choras a guerra
Sem ter para onde fugir!

Ecoam os sons das bombas,
Já nem conheces a estrada
Que te levava à escola,
E da qual não resta nada…

Estremeces e ouves mais gritos,
Nada resta do teu lar…
Onde estarão os teus pais?
Não ousas sequer perguntar…

Pobre menino órfão,
Que não entendes porque matam
Estes homens, cheios de ódio,
Que tudo à volta despedaçam.

Com um olhar tão vazio,
Imploras a Deus em pranto,
Que te leve para longe
Dessa vida sem encanto.

21 comentários:

Daniele disse...

Minha tão querida amiga e poetisa Vera,

Só tu para fazer uma metáfora poética como essa " O menino e a Guerra" . Só tu com esse olhar que espreita não só sua alma, mas lança ao mundo pode fazê-lo !

És magnífica,

Beijos,
Daniele

[[cleo]] disse...

Parabéns!!
Fizeste um poema tão belo... com um motivo tão triste!!
És uma alma boa!

Beijinho soprado

Anónimo disse...

Conseguiste escrever palavras lindas e sentidas sobre um tema tão triste e deprimente...
Parabéns
Bjokas
Madalena

Anónimo disse...

Minha querida amiga como adorei o que escreveste! Porque te exprimiste de uma forma que toca fundo! Para mim a guerra é a coisa mais estúpida que pode haver. E tu mostraste uma das duras e cruéis realidades desse horror. As crianças que ficam perdidas sem nada, sem entender o que se passa. É uma tristeza enorme imaginar crianças num teatro de guerra. Que fantasias, sonhos terão essas crianças? É duro demais!

Um beijo enorme muito comovido.

João Filipe Ferreira disse...

um texto lindo sobre um tema que n deveria existir:)
mas tu com a tua beleza crias.te um lindissimo poema:)
beijinho poetisa linda

Pierrot disse...

E porque tem um menino de sentir a guerra?

E porque tem um menino de fazer perguntas sobre a guerra por experi~encia própria?

Lindo poema Vera.
Uma poeta de "pena" cheia.
BJos daqui
Eugénio

Ricardo Rayol disse...

Matou a pau... perfeito. E nos traz a dura realidade da guerra.

Farinho disse...

Ho Vera, fiquei sem palavras para comentar o seu poema, todas as tristezas que envolvem crianças, me faz doer o coração, até me deu vontade de chorar, éra bom que todas as pessoas dessem uma espreitadela a este blog, para se aperceberem das tristezas destas crianças, talvez assim o homem deixa-se de ser egoista e abrisse o coração ao mundo de magia destes pequenos seres. Mas é só o meu coração a falar mais alto, que ingénuidade a minha.

Beijocas muito grandes.

DE-PROPOSITO disse...

a tua ultima quadra diz tudo sobre a nossa relação com o mundo. O desejo de desaparecer em determinados momentos da vida.
Beijinhos.
Manuel

OLHAR VAGABUNDO disse...

´da tristeza vem a beleza por vezes...
beijo vagabundo

Maria disse...

Que poema lindo meu anjo...adorei muito o que escreveste e ainda por cima falas de crianças, a paixão da minha vida.Uma ciança vítima de um cenário de guerra e que fica orfã tem um trauma para o resto da vida.

Beijo

FF

Anónimo disse...

Tão tristes esses versos, lindos e cheios de dor.
Feliz final de semana,flor
beijossssssssss

PAULO SANTOS disse...

Um post frágil...
De uma intensidade gritante!
Que se guarda com pudor no interior da alma!

Um beijo

Paulo

Fúria das Águas disse...

Um belo poema, intenso.
Adorei tua casa menina.
Um beijo
Fica bem

HelloCátia disse...

oalaaaaaaaa... gostei muito do blog... ta muito giro!!! ah, e gostei tambem muito do poema... ta girissiimo,,, obrigada pelo comentario!|!!! beijinhos grandes

Pedro Martins Lopes disse...

Que orgulho sinto em te poder ler...
e de mais tarde quando fores famosa dizer: - Eu conheci...

Escrves que nem um sonho...

Continua a escrever para nós...

Jinhos Pedro Lopes

Anónimo disse...

Um motivo triste para se fazer um lindo poema, mas que tão bem foi retratado por ti, aqui, neste teu canto.
Lançei-te um desafio no meu, menos poético, mas será que tens coragem de o fazer...? :)
Esperarei para ver...

Beijo.

Nilson Barcelli disse...

Estás a escrever cada vez melhor.
Este poema e o anterior são exemplos claros disso.
Parabéns.
Bom fim-de-semana.
Beijos.

Arauto da Ria disse...

Vera,
Tive o cuidado de não ler os comentários, porque penso que deve ser muito dificil dizer algo depois de os ler, mas como eu quero dizer o que sinto depois de ler este lindo e sentido poema, eu diria mesmo dorido.
" O Menino e a Guerra" é um poema lindissimo e que nos transporta a um quadro que quase todos os dias assistimos, tão negro e aterrador que sensibiliza o coração mais imperdenido.Creia que saio daqui muito sensibilizado e inquieto por não ter capacidade para acabar com este flagêlo.
Um beijo e Bfs

Anónimo disse...

aidna tenho esperanças de que o mundo deixe de ser tão escuro e cinzendo!

lindas palavras =]

Anónimo disse...

São sem dúvida as crianças que mais sofrem.
Palavras sentidas...
Beijoca.